10 Benefícios do Ensino em tempo Integral

Tempo de Leitura: 3 minutos

1) O aluno estuda pra valer – No colégio integral o aluno precisa estudar, ele tem diversas matérias e precisa estudar, ir em todas as aulas e o tempo na escola fica maior. É por esse motivo que o aluno estuda mais. Quando a criança ou adolescente está na escola, acaba sendo “obrigado” a estudar. Se ele estuda só um horário e vai para casa, muitas vezes deixa de estudar, de fazer o “para casa”, para jogar vídeo game ou ver televisão. O colégio integral é uma forma de exigir mais dos alunos.

2) Melhora o rendimento – Como os alunos passam mais tempo na escola, o rendimento fica muito melhor, essa é uma consequência boa. Na escola integral também existe os momentos livres de estudo e plantão de dúvidas. Os alunos de colégio integral conseguem estudar mais, pois já tem o tempo definido para aprender e ficam mais responsáveis também.

3) Menos tempo ocioso – Como já falamos o aluno que estuda apenas um horário geralmente fica com o tempo ocioso, pois passa boa parte do dia sem estudar ou sem ler, ele joga vídeo game, navega no computador ou faz qualquer outra coisa, menos estudar. O tempo ocioso não existe quando a criança ou adolescente está em um colégio integral, pois existe atividade para eles o tempo todo.

4) Os pais ficam mais livres – Quando o filho está em uma escola integral, os pais não precisam se preocupar em ter que buscar o filho na escola no horário de serviço, fazer o almoço ou qualquer outra coisa que é necessário. No colégio integral o aluno chega cedo na escola, geralmente 7 horas da manhã e lá ele almoça, lancha e só sai mais tarde, geralmente 17h30. Por causa disso, os pais ficam mais livres para fazer as tarefas do dia a dia e não precisam se preocupar com o filho em casa sozinho.

5) Eles fazem atividade física – A atividade física de um colégio integral não é igual a de escolas normais, os alunos não tem apenas a matéria de educação física, eles também tem a oportunidade de praticar esportes. O tipo de esporte disponível na escola pode ser diferente, mas geralmente os alunos tem aulas de ginástica olímpica, artes marciais, futebol, vôlei entre outros. Com isso a criança vai escolher o tipo de esporte que ele mais gosta, o que proporciona uma vida mais saudável.

6) Os alunos têm acesso ao lazer e cultura – Os alunos de colégio integral não tem acesso apenas aos esportes, muitas vezes eles tem acesso a cursos extras, como funciona em alguns países, como oficina de música ou sucata, teatro, cursos de informática e, também, gincanas escolares.

7) A criança e o adolescente ficam fora da rua – Falamos que os alunos que estudam só um período ficam com mais tempo disponível. O problema é maior ainda quando a criança passa o dia todo na rua, essas crianças e adolescentes pode se envolver com problemas quando não tem um adulto por perto, passam muito tempo sozinhos e na rua com os amigos. A escola integrada é vantajosa por isso, essas crianças passam o tempo todo na escola, como formas de estudar e realizar atividades voltadas para elas.

8) Tem orientação dos professores – Os alunos de colégio integral tem a vantagem de contar com a ajuda e orientação dos professores nas tarefas e nos estudos, dessa forma os alunos podem suprir todas as dúvidas que surgiram no para casa, por exemplo, com o próprio professor.

9) Alimentação balanceada – Muitas escolas já oferecem escola integral para os alunos. Em razão disso, muitas crianças e adolescentes carentes têm a possibilidade de ter uma boa alimentação. Nas escolas a alimentação dos alunos é pensada e balanceada, eles contam com a ajuda de um nutricionista para garantir uma boa alimentação. Além disso, eles comem nos horários corretos e não ficam sem se alimentar por muito tempo.

10) Melhora a convivência familiar – Por fim, temos uma grande vantagem, que é a melhora na convivência familiar. Como as crianças e adolescentes passam um bom tempo na escola e fazem o dever de casa, conseguem ter um bom tempo em família. Com o tempo livre, fica mais fácil de se divertir com os pais e ter a convivência em família muito melhor.

Fonte: Canal do Ensino